Ciências

Curiosidades Científicas


Por que os peixes morrem de barriga para cima?
R . - A grande maioria dos peixes possui um órgão chamado bexiga natatória, que é um a bolsa de ar que ele infla ou murcha, respectivamente para subir ou descer, nas diferentes pressões do ambiente aquárico em que vive.
Quando o peixe morre, esta baxiga natatória fica com um pouco de ar, e como este órgão se localiza na barriga, faz com que o peixe fique virado. Podemos pensar também no seguinte: a coluna vertebral do peixe é mais pesada que os órgãos que estão na sua barriga, e este fato, somado à presença da bexiga natatória, contribuem para que o peixe fique de barriga para cima.
Onde ficam as moscas de noite?
R. - Dependendo da mosca em questão, podemos dizer o seguinte: Algumas moscas tem um período de vida muito curto, de apenas 24 horas.
A maioria das moscas que conhecemos é de hábitos diurnos.
Portanto, nascem de madrugada, reproduzem-se de dia e morrem na madrugada seguinte.
Outras moscas já tem um ciclo mais longo de vida, mas, como já disse, a maioria tem hábitos diurnos. à noite, procuram frestas para se abrigarem, saindo quando o dia clareia.

 
Qual a maior tartaruga do mundo? E quanto ela pesa?
R. - A maior tartaruga do mundo é a tartaruga marinha, Dermochelys choriacea, que pode exceder os 2 metros e pesar 550 kg.
 
As formigas dormem?
R. - As formigas trabalham numa espécie de "turno", onde há troca de formigas para realizar as tarefas do formigueiro. As formigas não dormem propriamente, mas seu metabolismo abaixa, e por isso ela fica num estado de letargia, ou seja "mais lerda".

Por que o papagaio imita o que nós falamos e os outros animais não?
R. - A capacidade de falar está associada ao formato da língua.
Todos os animais que possuem língua redonda são capazes de emitir sons bem articulados, como a fala no ser humano.
Se o animal tem capacidade mental para conseguir imitar a fala humana e tiver a língua redonda, como a nossa, imitará a fala.
O papagaio, periquito, maritaca, cacatua, mainá etc. são pássaros que possuem língua redonda, por isso conseguem imitar nossa fala.


Como os vaga-lumes acendem as luzinhas?
R. - A luz é produzida pela oxidação de uma substância química chamada luciferina na presença de uma enzima chamada luciferase, ATP (fonte de energia) e magnésio.
A cor e o ritmo da luz variam de acordo com a espécie.
O animal pode controlar a produção, a duração e a intermitência (quantas vezes acende e apaga) da luz.
A luminescência é um aviso aos inimigos para que se afastem.
Nos adultos, também tem a função de atrair a fêmea para o acasalamento.

 

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.

Novidades

maquina de quadrinhos

02/11/2012 13:51

maquina de quadrinhos

02/11/2012 13:49

Feira da Matemática

28/09/2012 10:18
Feira Regional de Matemática acontecerá em Ilhota Em busca de promover a construção e divulgação dos conhecimentos matemáticos, a XXVIII Feira Regional de Matemática acontece no dia 28 de setembro, nas dependências do Salão Paroquial da Igreja do Baú Baixo, em Ilhota (Km 25 da BR 470 - acesso...

Genoma

17/02/2012 12:38
Atividades do Genoma Colorado iniciam no dia 27 Com o objetivo de atender um número maior de crianças, o Genoma Colorado, neste ano, treinará as categorias sub 14 e sub 16 no campo da CEPEL e a sub 12 e sub 10 no campo municipal. As atividades iniciam no dia 27 de fevereiro. Já no dia 30...

Handebol

17/02/2012 12:36
Inscrições para handebol abertas em Ilhota O departamento de esportes de Ilhota promoverá agora aulas de handebol feminino. As atividades iniciam no dia 27 de fevereiro. A frente dos treinamentos estará a professora Giovanna Roberta Floriano, com as categorias infantil (9,10 e 11 anos) e...

Volta as aulas

13/02/2012 11:38
Aulas da rede municipal começam em fevereiro     Tudo pronto para o início do ano letivo de 2012 na rede municipal de ensino de Ilhota. A informação foi passada pelo secretário de educação, Raul dos Santos, dando conta de que um total de 1.300 alunos estão sendo aguardados no...

Raizes de plantas

22/11/2011 09:35
Pontes de Raízes da...